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Atributos : Explicação

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Mensagem por Kami - Sama em Qua Maio 09, 2018 4:39 pm

No fórum, damos grande valor a narração dos nossos jogadores, a importância de cada uma das suas publicações e acima de tudo o tempo investido, são aspetos que não pode ser comprado ou facilmente substituído por um valor arbitrário, porém isto continua a ser um jogo e como qualquer outro RPG, são necessários atributos de maneira a demonstrar o valor dos nossos personagens quando comparados com outros personagens e acima de tudo quando comparados com os inimigos que os mesmos enfrentam no seu dia-a-dia.

Abaixo ficará descrita cada um dos seis atributos primários e dos dez atributos secundários que existem nas fichas:

Atributos Primários

• O atributo Forçaou Strength, abreviado pela sigla STR é o parâmetro que determina a força física que um personagem possuí. A força influência vários aspetos como o caso da capacidade de carga, os danos físicos que o mesmo aplique em situações de corpo-a-corpo e de certa forma a sua resistência quando vítima de um desses golpes

• O atributo Destrezaou Dexterity, abreviado pela sigla DEX é o parâmetro que determina a agilidade e a mobilidade do personagem em qualquer instante, este parâmetro indica a velocidade base do personagem e também parte dos danos físicos. Ao contrário da força, a destreza esta ligada a precisão e pontaria ao contrário da força que esta diretamente ligada a força bruta.

• O atributo Constituiçãoou Constitution, abreviado pela sigla CON é o parâmetro que esta ligado a vitalidade do personagem, este é  o parâmetro que determina do HP total de um personagem, a sua capacidade de resistir a efeitos negativos como venenos, paralisias ou até mesmo aspetos que afectem a mente do personagem. Diretamente ligado a resistência do personagem, uma alma sã co-habita com uma mente sã num corpo são, quanto maior for este valor, menor serão os danos sofridos.

• O atributo Sabedoriaou Wisdom, abreviado pela sigla WIS é o parâmetro que determina a habilidade inata em usar magia, diretamente ligada ao instinto e ao senso comum, a sabedoria é o parametro básico para a utilização de magia natural, quanto maior for este atributo, maior será a sua afinidade e aptidão para magia. Como alguém sábio uma vez disse: "Inteligencia é saber que o tomate é um fruto, Sabedoria é saber que é errado colocar um tomate numa salada de fruta"

• O atributo Inteligênciaou Inteligence, abreviado pela sigla INT é o parâmetro que demonstra o conhecimento geral do personagem, é o atributo mais simples a nível de exemplo porém é o mais complexo a nível de utilização. Inteligência determina a quantidade de coisas que o personagem sabe e como as consegue utilizar, normalmente associada a usuários de Holder Magic, inteligência tem inúmeros usos como o caso da medicina, religião, culinária, astronomia entre outros.

• O atributo Charismaou Charisma, abreviado pela sigla CHA é o parâmetro principal para o aspeto social do fórum. É importante mencionar que um personagem com charisma baixo não esta de forma nenhuma impedido de tentar socializar ou de usufruir do aspeto social do fórum e qualquer narrador que tente penaliza-lo por isso será severamente castigado. Charisma afeta a capacidade de tocarmos nas pessoas com as nossas palavras, de convence-los que estamos inocentes,  engana-los de modo a começar uma guerra ou simplesmente negociar o preço de um item na altura de compra. Charisma determina o charme que um personagem tem e um personagem mais charismatico terá sempre um pouco mais de sorte na vida.

Atributos Secundários

• HP ou Health Points, é o atributo secundário que determina a vitalidade direta de qualquer personagem, semelhante a qualquer jogo, enquanto um personagem tiver um valor de HP superior a zero, o personagem é considerado vivo. Caso o HP de um personagem atinja o valor de zero, o mesmo fica considera inconsciente e caso o mesmo um valor negativo, ele será considerado morto (Mais informações aqui)

• MP ou Mana Points é o atributo secundário que funciona de forma semelhante a um recipiente de magia, todas as habilidades magicas e técnicas gastam mana e muitos magos são incapazes de combater se as suas reservas chegaram a zero. Sempre que as reservas de mana chegam a zero, o personagem automaticamente perde 50% da sua vitalidade e as suas reservas passam a 1. Existem inúmeras formas de recuperar mana mas isto depende seriamente do personagem (mais informações aqui)

• STM ou Stamina é o atributo secundário que determina a durabilidade de um personagem, todos os personagens são capazes de correr porém certos personagens são capazes de correr mais tempo que outros. A stamina determina durante quanto tempo um personagem consegue efetuar uma acção esforçada como o caso de um combate, utilização de técnicas entre outros (mais informações aqui)

• Ataque Físico é o atributo secundário que determina o dano feito por armas ou golpes corpo-a-corpo

• Defesa Física: é o atributo secundário que determina a redução de danos quando um personagem recebe um ataque proviniente de uma arma ou de um ataque corpo-a-corpo

• Ataque Especial: é o atributo secundário que determina os danos causados por magia, qualquer tipo dano que não seja causado por uma fonte natural terá o seu dano considerado magico.

• Defesa Especial: é o atributo secundário que determina a redução de danos quando um personagem recebe um ataque de origem magica.

• Velocidade: é o atributo secundário que determina qual dos personagens se move primeiro em combate além da sua habilidade em se esquivar de ataques em combate

• Influência: é o atributo secundário pela capacidade de persuadir, manipular ou de modo geral, influenciar uma certa pessoa, animal ou criatura.

• Perseverança: é o atributo secundário que determina a capacidade de resistir a ataques mentais ou a influência de outros, quanto maior este valor, maior será a força de vontade do personagem

• Sorte: sorte é considerado um atributo secundário alternativo, ele é o valor que determina o acontecimento ou não de uma ação, a sorte é uma constante aleatória no nosso universo e as suas aplicações são bastante estranhas.
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Mensagem por Kami - Sama em Seg Jul 15, 2019 5:35 pm

Distribuição de Valores


"All Man are Born Equal" - Thomas Jefferson

Como já devem ter reparado, as fichas dos personagens possuem a secção dos atributos primários totalmente vazia e sem qualquer tipo de instruções sobre o que lá colocar, isto foi feito por uma razão bastante especifica. Para dar aos personagens a capacidade de personalizarem os personagem até ao último detalhe. No momento de criação de personagem, terão a oportunidade de escolher que tipo de personagem querem criar, alguém forte com obvios pontos fracos, um personagem equilibrado pronto para qualquer situação ou o dito especialista considerado um Deus numa determinada area porém um completo fracasso em tudo o resto. Tudo isto pode ser determinado atraves de humildes distribuições, o fórum tem quatro modelos para oferecer e cada um deles possuia as suas vantagens e desvantagens logo é importante que leiam com atenção cada um dos modelos antes de escolher.

Após escolher o modelo de distribuição, os valores podem ser colocados de acordo com o que acharem correto e apesar de o Game Master oferecer uma sugestão ou outra no momento da avaliação do personagem, a decisão final é sempre do jogador e ninguém vos obriga a adaptar o personagem.

• Distribuição Padrão

A distribuição Padrão é a forma mais simples e mais básica para criar um personagem, como mencionado acima, esta distribuição consiste em aplicar o valor de 10 a todos os atributos. Esta distribuição é ótima para iniciantes pois não concede nenhum tipo de penalização, torna o processo o processo de calculo da ficha algo extremamente rápido e permite ao player personalizar o personagem como achar necessário. O único lado negativo de uma distribuição normal é o facto de este não dar nenhum tipo de bonificação, como explicado acima, dez é o valor padrão para o que é considerado a média e um personagem com este tipo de distruição tem o mesmo tipo de status que um NPC comum e sem importância.

• Standard Array

A Stardard Array é a distribuição mais comum para os nossos jogadores, ela consiste nos valores de : 15 / 14 / 13 / 12 / 10 / 8 para distribuir nos valores primários, esta distribuição oferece vários valores acima da média e um deles abaixo da mesma, esta distribuição é o exemplo classico como Natasu Dragneel que obviamente tem 8 em inteligência, Laxus Draear com 8 em Charisma ou até mesmo Wendy Marvel com 8 em Força. A grande desvantagem que a Stardard Array tem, é o facto de possuir dois valores impares o que impossibilita ganhar pontos directos devido a evolução de dois em dois pontos e um valor que coloca qualquer atributo abaixo da média.

• Point Buy [BLOQUEADA]

A Point Buy é uma forma de distribuição que funciona através da compra de pontos para um pouco mais de customização, este metódo só esta disponivel a players que possam mais de seis meses de jogo ou que estejam familiarizados com o jogo Dungeons & Dragons porém aprovação para o mesmo é consigo atravez da confirmação de um dos administradores, através de um premio de evento ou de recompensas alternativas. De uma forma resumida, o personagem começará com 8 em todos os atributos e o player tem 27 pontos para distribuir pela ficha e quantos mais pontos se investe num atributo, mais caro ele fica (Use esta calculadora para um facil acesso).

• Alternative Roll (Extra) [BLOQUEADA]
A alternative Roll é a forma de distribuição mais instavel que o nosso RPG tem para oferecer, este método de distribuição apenas esta disponivel atraves de um evento especifico ou de recompensas alternativas, ela consiste em rolar dados, mais espeficamente o dado tradicional de 6 lados (d6) um total de 4 vezes. Depois dos quatro dados estarem rolados, retira-se o valor mais baixo e e soma-se os restantes. Através deste metódo é possivel ter personagens com atributos primários estupidamente altos ou estupidamente baixos e por essa razão, esta distribuição raramente vai estar disponivel ao publico.

[Fazer Tabela]
1: -5
2-3: -4
4-5: -3
6-7: -2
8-9: -1
10-11: 0
12-13: +1
14-15: +2
16-17: +3
18-19: +4
20-21: +5
22-23: +6
24-25: +7
26-27: +8
28-29: +9
30: +10
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